quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O mercado da 2a mão

Hoje em dia florescem páginas e grupos no Facebook de venda de artigos de bebé em 2a mão. Sempre achei óptima ideia. As coisas deles usam-se pouquíssimo e quando deixam de servir estão quase novas. Comecei a entrar em grupos e páginas, na esperança de me surpreender, até ter começado a ver o que as pessoas vendem...

Antes de mais nada não percebo o preço a que são vendidos os artigos.
Partindo do princípio que são usados, deveria haver uma redução substancial do preço para justificar a venda. Mas não. Comprei a 20, vendo a 18, se regatear chega aos 15. Que loucura!
Cheguei a procurar uma cómoda e a encontrar uma um cêntimo mais cara do que custava nova, na loja.

Depois, e para mim o que tornou essas páginas o meu "feel good moment" do dia, o estado em que os artigos são vendidos.

Já vi sapatos quase rotos de tão gastos a serem vendidos a um preço ainda bastante interessante com a legenda "usados". A sério? A única alternativa a usados seria "atropelados por um camião".

Cadeiras de papa com a forra toda rasgada : "Com pequeno defeito". Não, não é um defeito. Ou andam a arrastar a cadeira na gravilha ou o vosso filho desenvolveu um apetite voraz por poliester almofadado.

Mobiliário usado, todo cheio de marcas e riscos, geralmente aí 20€ mais barato do que se vende novo na loja. Nestes o que mais gosto de ver é o ambiente que o circunda. Roupa espalhada no chão, gavetas mal fechadas com coisas a sair pelos lados... É espectacular.

Vestidos 100% poliester, daqueles que ganham reflexos diferentes consoante a luz : "Usado uma vez".
Pois, devem ter tentado a segunda mas a criança aproximou-se de uma vela e quase pegava fogo.

Não pensem que tudo é mau. Já comprei alguns artigos bem giros e com preços simpáticos, (daí ainda andar nesses grupos), mas o tempo que se perde em porcaria até encontrar alguma coisa jeito é desesperante.

Sei que a Anita tem uns artigos muuuuuuita giros oferecidos mesmo bons para vender...mas isso será matéria para outras histórias... 

2 comentários:

  1. também já me apercebi disso...comprar em 2ª mão, pensando que é mais barato nem sempre é certo. Convém mesmo saber o preço dos artigos em novos. Cheguei a ver à venda cremes usados (usados só uma vez) com uma redução insignificante!

    ResponderEliminar
  2. É complexo mas possível.... comprei a balança para o A. pelo OlX 60% mais barata e em óptimo estado. Em loja de usados comprei um ginásio e um marsupio da babybjorn, também ambos a óptimo estado com desconto semelhante. Mas realmente jâ de tudo... por exemplo as bombas de tirar leite, acho demasiado pessoal para comprar em 2a mão, sou comichosa nesse sentido e por isso pesquisei online e encontrei da Mendela em Espanha pela Amazon a pouco mais de 100 € já com portes e entregue em mão em casa em 2 dias. Há quem venda ao mesmo preço online em 2a mão (e por lá continua).

    ResponderEliminar